Comments System

O que acontece se o Inter não liberar Guerrero à seleção do Peru


Segue o imbróglio do peruano I Ricardo Duarte / Inter
Segue o imbróglio do peruano I Ricardo Duarte / Inter
Por Resistência Colorada — Porto Alegre
Siga no Instagram: @resistenciacolorada

A polêmica dos últimos dias é apenas uma: a convocação de Paolo Guerrero e o desfalque do Inter nos jogos decisivos da Copa do Brasil. Há uma novela em andamento sobre uma possível desconvocação. Mas se o Inter simplesmente não liberá-lo e escalá-lo nos jogos, o que acontece? O pior fim de todos.

Segundo artigo de Nilo Efforido, do Grupo de Estudos do Direito Aplicado ao Futebol, da Universidade do Futebol, o clube que escalar o jogador com ele convocado em uma data Fifa, que é o caso do Inter, perde pontos ou é eliminado.

"Nos casos em que o clube não libere o jogador e este venha a jogar no período previsto para a convocação, a Fifa solicitará para a Associação Nacional a qual o clube pertence a declarar a partida ou partidas em que participou o jogador como perdidas e, nos casos de partidas eliminatórias, será considerado vencedor o clube adversário."

Caso o Inter não libere Guerrero, a Federação Peruana de Futebol pode recorrer à Fifa contra o Inter. Porém, o procedimento seria de antes a FPF solicitar auxílio da CBF, a entidade nacional que o atleta está inscrito.

"O clube cedente tem 6 dias para responder acerca da liberação do jogador, bem como apresentar suas razões em caso de não liberação. Uma vez não liberado pelo clube, e a Associação Nacional não concorde com os fundamentos da negativa ou quando nem sequer há fundamentos, poderá ser solicitada ajuda da Fifa para dirimir tal conflito, devendo antes ser solicitada a ajuda da Associação Nacional onde o jogador está inscrito, para tentar a liberação e, ainda, apresentar o caso para a Fifa no máximo 5 dias antes da partida. Independentemente deste prazo, a Associação poderá interpor reclamação perante a Fifa sobre a negativa de liberação por parte do clube."

ATENÇÃO:

  • Quer ficar informado sobre o Colorado 24h por dia? Entre no grupo do Resistência Colorada e tenha as informações na palma de sua mão.

    Clique aqui e entre com seu WhatsApp.

    O grupo não é aberto para debates.

Nenhum comentário