Comments System

Quem é Ewaldo Poeta, nome dado ao 1º turno do Gauchão 2020


FGF transmitiu o sorteio via Facebook
Divulgação / FGF
Por Rodrigo Rodrigues — Porto Alegre
Instagram: @rodrigorodriguesrrv

A Federação Gaúcha de Futebol (FGF) realizou nessa quinta-feira (7), o sorteio dos grupos do Campeonato Gaúcho de 2020. A competição, que acontecerá em dois turnos, fez uma homenagem para um importante dirigente do futebol do Interior do Estado.

O primeiro turno do Gauchão 2020 será chamado de Taça Ewaldo Poeta. Nascido na década de 1920 e falecido em 22 de julho de 2018, Ewaldo foi dirigente do Grêmio Atlético Farroupilha, de Pelotas, por mais de 50 anos. Destes, mais de quatro décadas como presidente.


Segundo o repórter do Diário da Manhã, Henrique König, o ex-dirigente não é unanimidade na equipe pelotense, mesmo com os mais de 50 anos de trabalho no tricolor do Sul do Estado.

"Coronel Ewaldo Poeta dirigiu o Farroupilha por cerca de 50 anos, um recorde no futebol dessas terras. Faleceu em 2018 aos 91. Ele divide opiniões no Tricolor pelotense. Alguns acreditam que a manutenção do clube em seu domínio por tanto tempo retirou investimentos que poderiam ter deixado o Farroupilha mais tempo na elite estadual e disputando campeonatos do interior. Outros creem que o clube só não fechou as portas anteriormente por meio de seus esforços em vida dedicados em gerir a agremiação do bairro Fragata", contou o jornalista.

"Com Poeta, o Farroupilha viveu alguns de seus melhores anos, ganhando torneios municipais e disputando o estadual nos anos 1960. Também se afastou do convívio dos principais clubes e amarga um grande tempo sem títulos, sendo vice campeão da Divisão de Acesso em 2004 e por duas vezes vice da Terceira Divisão Gaúcha. A história do Farroupilha, campeão gaúcho de 1935 funde-se com a história de Ewaldo Poeta, que também foi professor universitário e tinha grande domínio da Língua Portuguesa. Mas pela quase totalidade de sua vida em dedicação ao Farrapo, válida homenagem para o dirigente pelotense", concluiu König.

Ewaldo Poeta foi um importante cartola gaúcho
GA Farroupilha / Divulgação


A Taça Ewaldo Poeta será disputada por clubes do mesmo grupo, com cinco rodadas. Os dois primeiros de cada chave avançam para as semifinais. 

A Taça Francisco Novelleto, o segundo turno do estadual, será disputada de um grupo contra o outro grupo, com seis rodadas. Passam os dois primeiros de cada chave, com cruzamento entre os classificados do mesmo grupo.

O campeão do primeiro turno jogará a final contra o vencedor do segundo. Caso a mesma equipe vença os dois turnos será declarada campeã. O Gre-Nal na primeira fase será no Beira-Rio e o Inter estreia contra o Juventude, em 22 de janeiro, no Alfredo Jaconi.

1ª FASE DO INTER

Juventude x Inter
Inter x Pelotas
São Luiz x Inter
Ypiranga x Inter
Inter x Novo Hamburgo

GRUPO A - Inter, Juventude, São Luiz, Pelotas, Novo Hamburgo, Ypiranga.

GRUPO B - Grêmio, São José, Caxias, Brasil de Pelotas, Aimoré, Esportivo.



Clique em curtir e nos ajude a chegar na marca de 40 mil curtidas. Vamo Inter!


VEJA TAMBÉM

A recomendação da Fifa ruim para o Inter e boa para o Grêmio

Jornalista crava meio-campo do River com destino ao Internacional

BOM NEGÓCIO #6 - O ótimo lateral-esquerdo brasileiro em baixa na Europa

O meio-campo ex-Fluminense que estará no profissional do Inter em 2020

ATENÇÃO:

  • Quer ficar informado sobre o Colorado 24h por dia? Entre no grupo do Resistência Colorada e tenha as informações na palma de sua mão.

    Clique aqui e entre com seu WhatsApp.

    O grupo não é aberto para debates.

Nenhum comentário